segunda-feira, 29 de junho de 2009

PRÓSTATA O que é preciso saber?
ParaibaVIP.com.br

Ainda é um tabu para o homem brasileiro visitar o urologista para exame regular da próstata. Segundo especialistas o câncer da próstata, por exemplo, é a segunda causa de mortes por câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás do câncer pulmonar.

Com tanta informação sobre o assunto não seria o bastante para os homens se “desarmarem” e adotarem o hábito de visitar o seu médico com mais freqüência?

Confira a seguir algumas informações imprescindíveis sobre a próstata e os cuidados que se deve tomar a partir dos 45 anos.

O que é Próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e na frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual é eliminada a urina armazenada na bexiga.

Função da próstata

A próstata produz parte do sêmen, um líquido espesso que contém os espermatozóides produzidos pelos testículos e que é eliminado durante o ato sexual. Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.

Principais doenças que ocorrem na próstata

Prostatite

É uma inflamação da próstata que pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas mais freqüentes são:

Febre

Mal-estar

Dor

Ardência e dificuldade para urinar

Pus na uretra

Tumor Benigno ou Adenoma de Próstata

Consiste no aumento de tamanho da próstata que ocorre na maioria dos homens com mais de 45 anos. Este aumento não é câncer, mas como a próstata é atravessada pela uretra, esta passa a ser comprometida, podendo dificultar a passagem da urina.


Fonte: ParaibaViP.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !