quinta-feira, 2 de julho de 2009


UM APELO A SANTIFICAÇÃO

Filipenses 2:12,13“...Operai a vossa salvação com temor e tremor; porque deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”

O que Paulo quer dizer com: “Operai a vossa salvação?”.

A salvação é uma operação global de Deus na nossa vida, que envolve vários aspectos. O crente pode dizer: eu fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo. A salvação no passado é objetiva: é o que Cristo fez por nós na Cruz (I Cor. 15: 3,4). Ela abrange o perdão dos nossos pecados, a justificação, a regeneração e a adoção. A salvação subjetiva é a do presente: é a santificação. Difere da salvação objetiva por ser a continuação dela, a concretização de todos os ideais dela. A santificação é a operação contínua de Deus no salvo. A salvação no futuro é a glorificação do crente.

A salvação como dádiva chama-se regeneração; como tarefa chama-se santificação. A regeneração torna a árvore boa; a santificação torna o fruto bom. Operai a vossa salvação – na salvação objetiva o homem é passivo: ele crê e Deus faz tudo. Na santificação o homem pode e deve cooperar com Deus. É sem dúvida da salvação subjetiva que Paulo fala neste trecho, pois senão Paulo entraria em contradição consigo e com o Evangelho se afirmasse que o pecador efetua a sua própria salvação (Ef 2:8; Tito 3:5; Rm 3:20).

Paulo se dirige as pessoas já salvas – os filipenses, a quem chama de meus amados. O verbo está no presente progressivo. Paulo quer dizer: “Que continueis ó amados filipenses, cooperando com Deus na vossa salvação, de modo que ela se evidencie pelos frutos abundantes em vossa vida cristã”. O verbo efetuar no original, também pode significar desenvolver, explorar, expandir.

A nossa salvação é algo garantido pela graça de deus, mas precisamos desenvolver a nossa salvação (subjetiva) Com temor e tremor: Temor = reverência; Tremor = vigilância com a carne, para que ela não tenha predominância. Temor e tremor significam encarar com seriedade a vida espiritual.

Deus opera em nós através do Espírito Santo. É muito importante darmos lugar a operação de Deus pelo Seu Espírito.


Fonte IEB/João Pessoa/Pb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !