sexta-feira, 4 de março de 2011

Aposentados do INSS terão de dar prova de vida e renovar senha todos os anos




Qui, 03 de Março de 2011 23:02
INSSOs aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem os benefícios por cartão magnético, conta-corrente e conta-poupança terão de comprovar, anualmente, que estão vivos.

De acordo com resolução publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (3), o beneficiário do INSS deverá ter de provar que está vivo e renovar a senha, mediante identificação pelo funcionário do banco ou por sistema biométrico em equipamento de autoatendimento que disponha dessa tecnologia.

A prova de vida e renovação de senha também poderão ser realizadas pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS.

Bancos
Caberá à instituição financeira transmitir ao INSS, por intermédio da Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social), os registros relativos à prova de vida e à renovação de senhas.

O beneficiário poderá atualizar o endereço no próprio INSS ou no banco pelo qual recebe o benefício. Nesse caso, o banco também encaminhará a atualização ao INSS por meio do Dataprev.

A prestação dos serviços será gratuita.

Fonte InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !