domingo, 25 de abril de 2010

"Eu sou 12 por 8" e Voce ?

Saúde lança campanha ‘Eu sou 12 por 8’ para prevenir hipertensão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) - Seccional Paraíba vão iniciar nesta segunda-feira (26), as atividades da campanha ‘Eu sou 12 por 8’, que será realizada em todo o Brasil, para lembrar o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial.
A pressão arterial 12 por 8 é considerada, pelos cardiologistas, como a ideal em pessoas adultas. Segundo dados da SES, a Paraíba tem 612.526 hipertensos, o que representa 24% da população com mais de 18 anos, estimada em 2.552.194 paraibanos.
Parceria – A chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Lourdes de Fátima Sousa, destacou a importância da parceria com a SBC, através da Diretoria de Promoção à Saúde Cardiovascular e do Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia (Funcor), tanto na realização das atividades que marcam o Dia de Combate à Hipertensão quanto na disponibilidade de especialistas que contribuem para o programa de capacitação de profissionais da Saúde.
“A parceria com a SB/Funcor, através desta campanha, é fundamental para que a SES possa divulgar mais informações sobre a doença, sua prevenção e tratamento. O Governo do Estado, além de participar e realizar campanhas sobre os agravos cardiovasculares, repassa aos municípios as diretrizes terapêuticas para o tratamento da hipertensos e promove capacitações dos profissionais da atenção básica, para melhorar o atendimento aos hipertensos. Nesta última ação temos contado sempre com o apoio da SBC”, explicou.
Programação e dados – No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, das 6h às 8h, no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú, em João Pessoa, profissionais de saúde estarão verificando a pressão arterial das pessoas, distribuindo material educativo e passando informações sobre as doenças cardiovasculares, com destaque para a hipertensão. Em todo o Estado, a SES orientou os municípios a definirem e realizarem suas próprias atividades para lembrar o tema e orientar as pessoas.
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, no ano passado foram registrados na Paraíba 556 óbitos decorrentes de hipertensão arterial, 1.506 por infarto agudo do miocárdio e 1.168 por acidente vascular cerebral (AVC). Com relação às internações, foram 3.211 por hipertensão, 844 por infarto agudo do miocárdio e 2.185 por AVC.
O material educativo utilizado na campanha ‘Sou 12 por 8’ revela que o coração é uma bomba que bate de 60 a 80 vezes por minuto e impulsiona de 5 a 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.
A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. A hipertensão é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.
Pressão alta – A hipertensão arterial, também conhecida como ‘pressão alta’, pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração, pois, na grande maioria das vezes, não provoca sintomas ou os sintomas são gerais, como dores de cabeça, tonturas, mal-estar, náuseas, calor pelo corpo, sangramento pelo nariz, palpitações e falta de ar.
A pressão alta tem como causas a hereditariedade, a obesidade, o sedentarismo, o alcoolismo, o estresse, o consumo de comidas gordurosas, o fumo, o consumo execessivo de sal e alimentos salgados.
ServiçoEntrevistas à imprensa: Fátima Sousa (SES) - 9983 1411; Helman Martins (SBC) – 9362 1119 e Fábio Medeiros (cardiologista) – 91067463.
Da Ascom da SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !