sábado, 23 de outubro de 2010

RELACIONAMENTO FAMILIAR




Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem que tem a sua aljava cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal. (Salmo 127:3-5)

Os filhos são uma parte importantíssima da família. Portanto devemos entender o que a Palavra e Deus fala sobre a criação dos Filhos.
À luz da Bíblia é um tremendo privilégio o fato de ser pai/mãe de uma criança. Ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Por isso devemos entender que os filhos são herança do Senhor. Eles são resultado do amor entre o casal. São eles que alegram a casa, portanto, eles são uma bênção não um peso. Mas, ao mesmo tempo, os filhos precisam de educação e disciplina. Diz assim a Bíblia; “Pais não irriteis seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e conselho do Senhor” (Efésios 6:4). Os pais têm grande responsabilidade de educar seus filhos. Essa educação deve abranger diversas áreas, como: educação bíblica, educação social e educação profissional. Por isso, a Palavra de Deus nos orienta dando passos para a boa educação dos nossos filhos. Primeiro, diz o apóstolo Paulo que não devemos irritá-los. Esta instrução deve seguir a orientação apresentada no texto: criá-los na instrução e no conselho do Senhor. Os pais que verdadeiramente amam seus filhos precisam discipliná-los (Hebreus 12.5-11).
Outra área muito importante é o desenvolvimento do caráter dos filhos, ou seja, nossos filhos precisam de caráter e integridade (ver Efésios 5:1; Romanos 8:29). O padrão de Deus para seus filhos é bastante elevado. Deus quer que sejamos seus imitadores e vivamos conforme a imagem de seu Filho Jesus Cristo. O propósito de Deus é que sejamos como Jesus Cristo, que tenhamos seu caráter e que tenhamos o mesmo tipo de vida que ele teve. Portanto, nós e nossos filhos devemos viver como Jesus Cristo viveu. Isto implica em santidade, caráter, integridade, honestidade, verdade, fidelidade, e muitas outras qualidades do exemplo de Jesus. Por isso, nós pais, devemos servir de exemplo e ajudarmos nossos filhos a viver em santidade. Nossos lares devem ser a base de treinamento, disciplina e orientação dos filhos. Não há ambiente mais favorável para desenvolver caráter em nossos filhos do que o lar onde Jesus Cristo é o Senhor. Para isto os pais devem conhecer e praticar a Palavra de Deus, para que só assim possam ensiná-la aos seus filhos.
No lar, nossos filhos devem ser recebidos com amor. Muitos pais, com o passar do tempo, ficam decepcionados com algumas atitudes dos filhos e não os perdoam, criando um ambiente pesado em suas casas, e abandonando os filhos às influências do mundo e das más companhias. Como pais, devemos amar nossos filhos e ajudá-los no seu desenvolvimento. Isto também implica em haver abertura para o diálogo, um ambiente onde eles possam ter a liberdade de abrir o coração e conversar sobre seus assuntos mais íntimos, como: sexo, tentações, temores, relacionamentos, vocação, sonhos, futuro etc.
E por fim, filhos, o melhor para o sucesso é a obediência à Palavra de Deus, que ensina em Efésios 6:1-3 dois princípios fundamentais, quais sejam: HONRA E OBEDIÊNCIA AOS PAIS. A promessa de Deus é que se honrarmos e obedecermos a nossos pais teremos longa vida sobre a terra. O oposto também pode acontecer. Se desonrarmos e desobedecermos, teremos vida curta. Portanto, agradeça a Deus por ser pai e mãe, conheça os princípios bíblicos sobre educação de filhos, peça a Deus que o encha com o Espírito Santo para educar seus filhos e procure honrar e obedece a seus pais.
Para reflexão nas células:
(1) Como você enxerga a importância da educação dos seus filhos? Qual o verdadeiro valor da Palavra de Deus neste contexto?
(2) Você tem procurado ser exemplo na formação do caráter e integridade dos seus filhos?
(3) Como filhos, você tem honrado e obedecido seus pais?

No Amor de Cristo,
Pr. Josué Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !