domingo, 28 de dezembro de 2008

Hábitos e Costumes - 2009


VAI SER DIFERENTE ?

Final de ano é sinônimo de limpeza, organização. Limpar gavetas, rasgar papeis desnecessários, ler agenda e ver quais projetos foram realizados e os que não foram fazer balanço de loja, fechar os últimos números da empresa, entre outros.

Também é o momento que as pessoas aproveitam essa certa “aurea” de transformação, para fazer mudanças radicais, dar uma virada na vida, assumir compromissos de mudança, levando-nos a crer que essa data significativa ajudará a romper com os maus hábitos e superar as fraquezas de caráter.

Parar de beber, parar de fumar, caminhar, entrar na academia, perder quilos, ganhar quilos, noivar, casar, engravidar, abrir uma empresa, mudar de profissão, ler um livro, escrever um livro, ter mais tempo para a família, mudar o relacionamento com os filhos, enfim, são várias as promessas que acompanham a entrada de um novo ano.

Tudo vai ser diferente?

Um discípulo de Jesus, Pedro, também garantiu para o mestre que com ele seria diferente: "Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei" (Mt 26.35) – mas Pedro falhou de forma vergonhosa. Será que não fazemos igual a Pedro, não cumprindo com aquilo que nos comprometemos? Muitos procuram justificar-se através de Paulo: "Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" (Rm 7.19). Paulo está tentando demonstrar a luta entre o bem e o mal que vive o cristão. Mas Paulo também escreve aos filipenses “... prossigo para o alvo..." (Fp 3.14), deixando claro que ele queria viver uma vida vitoriosa.

Temos um exemplo de uma decisão tomada e realmente cumprida. Através da vida de Daniel: Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia" (Dn 1.8). Daniel firmou um compromisso, e não abriu mão dele, em meio a qualquer situação, mesmo tendo sua vida em risco: "três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer" (Dn 6.10b). Essa atitude de Daniel era natural, era um habito para ele.

É justamente nesse ponto que nós falharmos, hábito. Dizemos que a partir de primeiro de janeiro tudo vai ser diferente. Vou ler mais a bíblia, vou orar mais, vou pregar mais a Palavra de Deus, vou mais a igreja, enfim, que as coisas vão mudar para valer. Novamente vamos falhar se só deixarmos os maus costumes de lado, sem nos habituarmos a levar a vida realmente e verdadeiramente voltada para Deus.

Como está nossa relação com Deus? Tenho o hábito de ler a bíblia? Tenho o hábito de orar? Tenho o hábito de pregar? De servir? "E, saindo, foi, como de costume, para o monte das Oliveiras; e os discípulos o acompanharam. Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação" (Lc 22.39-40).

Existe uma música de Sérgio Brito que diz o seguinte:

“Devia ter amado mais
Ter chorado mais,
Devia ter arriscado mais...
Devia ter complicado menos,
Trabalhado menos...
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos...”

Nós cristãos poderíamos cantar da seguinte forma:
Devia ter pregado mais,
Ter orado mais,
Ter buscado mais.
Devia ter murmurado menos,
Reclamado menos,
Fofocado menos.
Devia ter sonhado os sonhos de Deus.
Eu devia ter agradado mais a Deus.

Que esse ano que se inicia, possa ser repleto de bênçãos e que nossos hábitos e costumes possam nos levar para perto do Pai. E que possamos cumprir todos os nossos propósitos, propósitos estes que venham do coração de Deus.


FELIZ ANO NOVO.

Thiago Henrique Cavalcanti Gomes ( Thiaguinho )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !