sexta-feira, 3 de abril de 2009

A t e n ç ã o


PIS/Pasep: quase 872 mil trabalhadores ainda não sacaram abono



Até o final de fevereiro, aproximadamente 872 mil trabalhadores ainda não haviam sacado o PIS/Pasep referente ao exercício 2008/2009, no valor de um salário mínimo, que, desde o dia 1º de fevereiro, foi reajustado para R$ 465.

Vale lembrar que o abono estará disponível até 30 de junho de 2009.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na quinta-feira (02), já foi realizado o pagamento de 94,39% dos abonos.

O valor, ainda segundo o Ministério, se aproxima de toda a abrangência do ano anterior, que de julho de 2007 a junho de 2008 atendeu 95,40%. A estimativa é que, neste exercício, o alcance do benefício seja de 95,87%.

Regiões
Os trabalhadores da Região Nordeste foram os que mais resgataram o abono neste ano base, com 97,41% de cobertura desde julho do ano passado. O destaque ficou com o estado do Ceará, que já alcançou 97,41% de cobertura.

Já a região Sul alcançou 96,96% sua taxa de cobertura. O Sudeste já pagou 96,21% e o Centro-Oeste, 93,46% dos benefícios previstos.

Os trabalhadores que ainda não receberam
Antes de ir aos locais de atendimento, é importante o beneficiário verificar primeiro se recebeu ou não os benefícios antecipadamente, por meio de crédito em conta ou pelo convênio Caixa PIS-Empresa ou do Banco do Brasil.

Para se certificar, basta olhar os extratos bancários de julho e novembro de 2008 e também os contracheques dos salários de julho, agosto ou setembro do ano passado. O trabalhador que tem direito ao PIS pode fazer o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, por meio do Cartão do Cidadão, nas lotéricas e nos postos Caixa Aqui.

Quem não tem o Cartão do Cidadão deve procurar agência da Caixa e levar documentos de identidade e comprovante de inscrição no PIS.

Regras
De acordo com as regras do programa do Ministério do Trabalho e Emprego, todo trabalhador que estiver cadastrado no PIS/PAsep há pelo menos cinco anos e, em 2007, tenha trabalhado, no mínimo, 30 dias com carteira de trabalho assinada pela empresa e recebido, em média, até dois salários mínimos mensais, poderá sacar o benefício.

Além disso, o trabalhador deve ter tido seus dados enviados pela empresa onde atuou à Rais (Relação Anual de Informações Sociais) do ano-base 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !