domingo, 30 de agosto de 2009

EU SOU CIDADÃO DO CÉU, POR ISSO NÃO DESISTO NUNCA.



A crise mundial bateu as portas do brasileiro indistintamente. Há um tempo atrás foi veiculada na TV uma propaganda oficial mostrando astros nacionais que venceram obstáculos dificílimos terminando com a frase: “(Fulano) é brasileiro, por isso não desiste nunca”.

Paulo, apóstolo que possuía a visão de seu tempo, homem de três cidadania, certa vez escreveu à igreja em Filipos: “Mas a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória,...” Fl. 3:20, 21a. Diante das vicissitudes da vida somos tentados a esquecermos nossa primeira cidadania, adquirida pela graça de Jesus. Se nascemos numa nação em que somos desafiados a conquistar diariamente, quanto mais no mundo espiritual – se nascemos em Cristo para uma novidade de vida, a perseverança deve ser palavra presente no dia-a-dia do salvo. Ora, o mérito não está na espiritualidade da bonança, pois fomos chamados a padecer os mesmos sofrimentos de Cristo, lembra?

Na nossa fraqueza humana muitas vezes questionamos o sofrimento causado por doenças, problemas financeiros, conjugais, emocionais, calúnias, injúrias etc; a tudo isso denominamos tribulação. Ao mergulhamos na identificação e preocupação com as diversas circunstâncias desfavoráveis, somos tentados a esquecer que a cidadania espiritual nos garante vitória em Jesus Cristo. Expostos ao cotidiano da crise mundial ou pessoal, só nos resta perseverar, pois além da vitória eterna já garantida (“Em todas essas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Rm. 8:37) , o Senhor é o Deus da vingança, portanto, não nos cabe o revinde (“A mim pertence a vingança, a retribuição a seu tempo,...” Dt. 32:35 e ainda 32:39-43, Jr. 15:15, Rm. 12:17-21).

Quando os cidadãos dos céus enfrentam tribulações, cabe a advertência de Paulo sobre o tema: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio de Jesus Cristo;...nos gloriemos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.” Rm. 5:1-4. Percebe-se que a perseverança é filha da tribulação, mãe da experiência e avó da esperança. Perseverança é a força primordial para não desistirmos nunca. O dicionário revela que o termo perseverança significa ser constante, insistir, ser obstinado. A perseverança espiritual tem como resultado o aprofundamento e aprimoramento do carácter cristão. Para obter isso não há como ficar livre de tribulações, pois ela nos dá a oportunidade de moldar nosso carácter na figura de Cristo que foi igualmente atribulado com problemas, calúnias, injúrias e difamações, sendo considerado por muitos como mentiroso.

Observa-se que a perseverança produz a experiência, que significa nesse texto integridade aprovada e que, por sua vez, resulta em esperança que conforme o comentarista bíblico Champlim que afirma ser a esperança a âncora da alma (NT interpretado versículo por versículo, vol. 3, págs. 648-649). Se como bons brasileiros conseguimos transpor os desafios de um país emergente, que diremos nós que temos garantida a cidadania espiritual, cujo país é de “primeiro mundo”, organizado pelo próprio Deus, com lugar reservado para nós por Jesus? Se eu como brasileiro não desisto nunca, como filho de Deus e com cidadania celeste sou desafiado a somar minhas tribulações para adquirir perseverança, insistindo em conseguir experiências que me levem a esperança eterna. Por isso, eu e você COMO CIDADÃOS DO CÉU, NÃO DESISTIMOS NUNCA.

No amor de Cristo,

Pr. Ismael


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !