terça-feira, 4 de outubro de 2011

 Cor rosa ganhou destaque nas ruas em alerta ao Câncer de Mama 

Na manhã de ontem, segunda-feira, 3, em Iporá, conforme era programado, ocorreu a grande caminhada de prevenção ao Câncer de mama. Foi parte dO movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Um sonoro alerta foi dado a respeito deste tipo de Câncer que acomete 50 mil mulheres por ano no mundo e 12 mil chegam a morrer.

O alerta foi para que as mulheres tenham o cuidado de se prevenir, com o auto-exame da mama e com a prática de mamografia. Eram milhares de pessoas em uma caminhada que saiu da Praça do Trabalhador e retornou ao mesmo local, depois de passar pela Avenida Pará, Rua Goiânia, Avenida 15 de Novembro e Rua Esmerindo Pereira. A cor rosa estava estampada em camisetas e nos laços colocados nas roupas. 

A caminhada contou com carros de som, faixas, adesivaço e distribuição de panfletos. No final da caminhada, sob tenda na Praça do Trabalhador, o médico mastologista Antônio Eduardo Rezende que atende em Goiânia, mas que tem ligação com a região, sanou dúvidas de mulheres, falando no serviço de som instalado no local. 

A Caminhada de Prevenção ao Câncer de Mama foi iniciativa do Instituto Avon, que tem trabalho interessante nesta área, e ainda da Associação de Combate ao Câncer em Iporá (ACCI), Secretaria de Saúde, Polícia Militar e empresas iporaenses parceiras.

Médico mastologista Antônio Eduardo Rezende falou aos presentes no final da caminhada sanando dúvidas sobre a doença . Ao lado (com o microfone) Vilton Pereira, animador do evento, e, aos fundos, Iraci Dias Cabral, da ACCI, uma das organizadoras da caminhada.


No dia de ontem, 3, funcionários de várias empresas vestiram a camiseta rosa para sinalizar apoio à prevenção. O Oeste Goiano foi uma destas empresas apoiadoras. 

Jornal do BrasilCarlos Caroni


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !