sábado, 1 de outubro de 2011

Homens também podem desenvolver câncer de mama

Redação SRZD | Ciência e Saúde | 01/10/2011 19h04
Foto: ReproduçãoOs homens também podem desenvolver câncer de mama e devem incluir o autoexame em suas rotinas diárias. Mesmo que em número menor em relação às mulheres, é importante que os homens façam o autoexame para detectar possíveis nódulos na mama.
A vice-presidente da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da instituição que integra o movimento Outubro Rosa, Kazuco Akamine, conta que "somente no Paraná são 2.990 casos de câncer de mama por ano".
Ela reforça que é necessário chamar a atenção para o assunto. Akamine diz que a incidência da doença é de que "a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no mundo e a cada 68 uma mulher morre em decorrência da doença".
Os números chamam uma atenção muito maior para as mulheres. Mas o mastologista Cícero Urban, da unidade de mama do Hospital Nossa Senhora das Graças e professor da Universidade Positivo, enfatiza a importancia do autoexame nos homens. Ele explica que para os homens não há a necessidade de exames mais elaborados como ecografia ou mamografia, devido a baixa incidência da doença.
O aposentado Hamilton Ianoski já enfrentou a doença. Ele passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e por 12 sessões de quimioterapia, além de outras 30 de radioterapia para finalizar o tratamento.
Curado, Ianoski continua indo ao médico a cada seis meses para monitorar a doença. "E tomo um remédio indicado pelo médico para prevenir o retorno do câncer", diz o aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário !